Um tema controverso na Educação Infantil: Adaptação Escolar

Tempo de leitura: 6 min

"Um novo olhar sobre a chegada à escola".

Muitos pais e até educadores ainda acreditam que os métodos mais eficazes continuam sendo a disrupção e a adaptação forçada. Durante décadas, essa dinâmica foi vista como um mal necessário que garantiria o alcance de um bem maior, a educação.

O resultado a curto prazo?

Choro contínuo, baixa na imunidade e rejeição das atividades, colegas e professores.

Neste artigo, portanto, vamos falar sobre a adaptação na Escola Montessori e apresentar nossa proposta de acolhimento dos novos alunos.

Faça uma boa (e atenta) leitura.

Os diferentes contextos de adaptação escolar.

Adaptação Escolar Escola Montessori

Aqui na Escola Infantil Montessori, entendemos que há diferentes contextos de adaptação escolar. 

Há, por exemplo, situações em que a criança já frequenta uma escola infantil ou creche que não segue a metodologia montessoriana. Assim, ao ser matriculada, ela passará por uma fase de normalização, onde haverá o alinhamento entre suas experiências até aquele ponto e a proposta pedagógica da escola. Assim, ela terá que se adaptar ao ambiente, ao não intervencionismo dos professores, aos materiais sensoriais e aos demais recursos que fazem parte do ensino montessoriano. 

Já em outra realidade, há aquela criança que nunca foi à escola ou creche, e que está saindo do ambiente familiar pela primeira vez. Tudo é novidade e, na infância, novidades podem ser assustadoras. O processo de acolhimento, nesse caso, é extremamente necessário, a fim de minimizar o impacto da separação entre a criança e seus pais ou sua casa traz.

Há, por fim, a adaptação da criança que está mudando de escola ou de turma, e que por isso precisa interagir com colegas e professores diferentes dos que já está acostumada. Todos esses processos têm características únicas. Os educadores e os próprios gestores devem compreender isso e elaborar estratégias sob medida para acomodar as diferentes necessidades desses alunos.

O universo estranho da escola aos olhos de uma criança:

Aos olhos da maioria dos recém-chegados, a escola é um universo estranho, um espaço a princípio frio e assustador. Isso porque desde seu nascimento, o bebê tem uma convivência estritamente familiar.

Os espaços que ele ocupa são conhecidos e controlados por seus pais, assim como os adultos com os quais interage. Do seu ponto de vista, a criança vive numa bolha de segurança.

Quando ela vai para a escola pela primeira vez, tudo é virado de cabeça para baixo.

A partir desse momento, a criança ocupará um espaço que é coletivo e compartilhado com o “outro”. Como consequência natural, ela passará por uma fase de adaptação a esse universo estranho, que, ao longo do tempo, se provará também um universo de descobertas, aventuras e muitos aprendizados.

É importante ressaltar que o tempo e o processo de adaptação de cada criança variam. Para alguns, é uma questão de dias, para outros, semanas e meses.

Já listamos sete dicas para você, pai ou mãe, facilitar a adaptação escolar de seu filho.

Cada criança tem um processo de adaptação único, e respeitar esse tempo é essencial!
Acolhimento e conexão com a escola ajudam a tornar a experiência positiva.
Ambientes preparados e estratégias eficazes minimizam o impacto da separação e tornam a escola um espaço de descobertas e aprendizado.

 

Agora, vamos focar nas estratégias de acolhimento empregadas na Escola Montessori!

A importância das estratégias de acolhimento:

As estratégias de acolhimento visam diminuir o impacto que a separação dos pais exerce na criança, especialmente nas primeiras semanas de aula, quando tudo ainda é novidade e há muita insegurança pairando no ar.

As ações que listaremos a seguir reduzem a sensação de abandono experimentada pelos pequenos quando seus pais os deixam com pessoas estranhas em um ambiente desconhecido.

Crianças precisam se sentir seguras na escola para poder aproveitar tudo que esse ambiente pode oferecer. As estratégias de acolhimento mostram justamente o planejamento que a instituição tem para acomodá-las, conquistá-las e ganhar sua confiança. Assim, algumas de nossas estratégias de acolhimento são:

Como você pôde perceber, deve haver cooperação entre a escola e a família, pois só um esforço conjunto vai garantir que criança se sinta bem-vinda e amparada.

Cada uma dessas ações de acolhimento garante que a criança se acostume, aos poucos, ao novo ambiente e vá construindo confiança em relação aos professores e aos colegas!.

Adaptação na Escola Montessori

Quando o assunto da adaptação escolar é mencionado, é comum que pais e professores antecipem uma dor de cabeça, pois durante muito tempo as crianças eram literalmente arrancadas dos braços de suas mães. Chorando ou esperneando, elas eram obrigados a permanecer na escola até a hora do sinal.

Essa postura, contudo, tem sido cada vez mais problematizada por pedagogos e educadores, que perceberam que a adaptação escolar não precisa ser um pesadelo. O segredo para isso? Respeitar o tempo da criança e fazer com que ela se sinta acolhida e segura nesse novo ambiente.

A adaptação na Escola Montessori é assim. 

Nossas estratégias de acolhimento fazem com que os alunos se sintam compreendidos em suas particularidades e tenham suas necessidades atendidas. 
Ficou interessado?

A adaptação escolar não precisa ser um trauma!
Na Escola Montessori Saber Viver, cada criança é acolhida de forma respeitosa e segura.
Aqui, seu filho encontrará um ambiente preparado para tornar essa transição mais leve e natural.

Que tal agendar uma visita e ver de perto como o processo de acolhimento funciona?

Copyright © 2025 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido com ❤️ em Balneário por Brasileiro Digital